BÚZIOS

 

Búzios é um município da Microrregião dos Lagos, no Rio de Janeiro. Localiza-se a cerca de 173 quilômetros do centro da capital do estado e é muito procurada pelas suas mais de 20 praias:

Geribá = Boa para o surf. É extensa e point da garotada. Areia mais escura e dura. Boa também para caminhar e correr.

 

                                                                    G

 

 

Rasa e Manguinhos = boas para velejadores, já que ventam o ano todo. Ficam logo na entrada da cidade. O mar é calmo.

 

 

 

Ferradura = Praia preferida das famílias com crianças, Ferradura é extensa, tem mar calmo, areias brancas e infraestrutura de quiosques rústicos.

 

 

 

Ferradurinha = A pequena enseada cercada por montanhas tem águas tranquilas e areias finas. O acesso é fácil, a partir de Geribá.

 

 

Azeda/Azedinha =Pequena e escondida, fica a cerca de dez minutos de caminhada do Centro (praia dos Ossos), sendo acessível também por acqua-táxi. As águas calmas e cristalinas são perfeitas para banhos.

 

 

 

Tartaruga= Extensa e próxima ao centro. Águas calmas.

 

 

 

João Fernandes = Águas calmas, é o point dos argentinos. Cercada por pousadas e restaurantes.

 

 

 

Forno= Pequena, com areias avermelhadas e semi-selvagem, é repleta de piscinas naturais próximas aos costões rochosos.

 

 

 

 José Gonçalves= Ondas fortes e mata nativa. Não é muito concorrida.

 

Olho de Boi= Nessa praia o naturismo é permitido e praticado. Acessível por trilha íngreme a partir da praia Brava, Olho de Boi é pequena, deserta, selvagem.

 

 

 

Brava = Extensa e ondas fortes. Muito procurada por surfistas.

 

 

 

Foca = Estreita e emoldurada por rochas, a praia da Foca não tem acesso fácil 

 

 

 

Caravelas = Acessível por um condomínio na estrada para Cabo Frio, a pequena praia tem mar agitado e cercado por costões.

 

 

 

Ossos= Fica próxima ao Centro. Vários barcos ancoram aí. De lá parte a trilha que leva às praias Azeda e Azedinha.

 

 

 

Canto e Armação = Fica no Centro, com vários barcos ancorados.

 

 

 

Tucuns = Mar forte, areia clara. Boa para o surf.

 

 

 

Praia das Virgens = Deserta, a praia da Virgens é acessível por um costão - somente na maré baixa - a partir da praia dos Amores.

 

Amores = Mar calmo

 

COMO CHEGAR:

A viagem de carro tem tempo médio de 2h10, enquanto de ônibus o viajante levará 2h30 entre a Rodoviária Novo Rio e a cidade de Búzios.

O trajeto até a Região dos Lagos começa após a travessia da Ponte Rio-Niterói, com acesso à BR 101 e depois à Via Lagos (RJ-124).

 

O QUE FAZER:

Uma dica que gosto de dar para todos os viajantes: adquiram o mapa do local assim que chegarem e se guiem por ele. Faço sempre isso e, além de economizar tempo, dá super certo. Marco os pontos que quero visitar e traço um roteirinho. Na realidade costumo baixar ou imprimir o mapa antes de viajar (já marco o que quero ver) e, quando chego na cidade, compro o mapa oficial que normalmente é mais completo e atualizado.

Búzios proporciona fotos lindíssimas e a dica é procurar os mirantes: Mirante do Forno, Mirante de João Fernandes,  Mirante da Brava e a Ponta da Lagoinha. 

Visitar a estátua da atriz francesa Brigitte Bardot, que está sentada de frente para a baía de Búzios no centro e que virou marca registrada do charme e glamour da cidade, é parada obrigatória.

 

 

 

Ao longo dessa Orla Bardot, não deixem de ver também a Igrejinha de Sant'Ana, a estátua de Juscelino Kubitschek e a escultura que representa os pescadores no mar. É aí que ficam algumas lojas, restaurantes, bares e boates. Continuação dessa orla fica a Rua das Pedras, que é onde os turistas encontrarão a outra parte do comércio buziano.

 

 

 

Point imperdível também é o Porto da Barra, centro gastronômico de Búzios. Fica em frente à praia de Manguinhos e tem restaurantes maravilhosos.

De dia, a dica é explorar as praias e curtir o que elas oferecem de lazer.

Outra dica quentíssima é experimentar a cerveja Búzios. Criada em 2010, é detentora de vários prêmios nacionais e internacionais. Os rótulos têm os nomes das famosas praias da cidade, que são: Geribá, Brigitte, Tartaruga, Armação, Manguinhos, Brava, Ferradura e Forno. Super combina com o clima e atmosfera do local.

 

ONDE COMER: (as recomendações são baseadas nos restaurantes que já fui e gostei muito)

Recomendo o Bar do Zé, Salt, Satyricon na Orla Bardot. Não são baratos, mas são maravilhosos.

A pizzaria Capricciosa também é ótima e o crepe do Chez Michou é tudo de bom. Também na Orla Bardot e rua das Pedras.

O Buda Beach e o Anexo Bar Búzios são bem animados,  regados a muita música (Orla Bardot).

No Porto da Barra recomendo o Zuza e o Dona Jô.

 

ONDE FICAR:

Para quem quer fazer tudo a pé, recomendo o centro.

Para quem quer surfar e curtir o point, recomendo Geribá.

Esses dois locais são próximos mas, com o engarrafamento, pode-se demorar mais de 30min.  para fazer o trajeto de apenas 4km. Aí é ver qual o seu objetivo e escolher.

Algumas pessoas gostam também de ficar na Ferradura ou João Fernandes. São mais distantes do centro, mas são praias com águas calmas e muito procuradas por famílias. Como Geribá, você precisará de carro.

Recomendo acessarem os sites de busca de pousadas, hotéis e apartamentos (booking, hoteis.com, expedia, airbnb)

============================================================================================================================================================

 

 

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário