CABO FRIO

 

Cabo Frio fica a 186km do centro do Rio de Janeiro e é acessível através da Ponte Rio Niterói. Após atravessá-la, pegar a rodovia Niterói-Manilha (BR-101), rodovia Rio Bonito-Araruama (RJ-124), Via Lagos (até São Pedro D'Aldeia) e RJ-140.

Cabo Frio possui 6 praias:

Praia do Forte = É a principal praia de Cabo Frio e possui 7,5 quilômetros de extensão. Águas transparentes, a areia clarinha e o forte São Mateus no canto esquerdo. A praia foi considerada por velejadores internacionais a maior raia do mundo para a prática do esporte.

 

 

 

Peró = Bastante procurada pelos surfistas, Peró também é extensa, com sete quilômetros de águas limpas e areia branca. Fica a oito quilômetros do Centro.

 

 

 

Em 2018, a praia ganhou a Bandeira Azul- certificação que garante a qualidade da água e da areia, além de segurança, mobilidade e acessibilidade. O título é o primeiro fora da capital.

Praia das Conchas = Frequentada por famílias e adeptos dos esportes náuticos, a pequena praia de águas calmas fica a sete quilômetros do Centro e é separada da praia do Peró por um morro.

 

 

 

Brava = Deserta e protegida por escarpas, a praia Brava é frequentada por nudistas e surfistas, que lá encontram ondas fortes e areia fofa. Fica entre a Ponta do Peró e o Morro do Farolete (Ogiva). O final do percurso é feito a pé, por trilha de pedra.

 

 

 

Praia das Dunas = As ondas fortes fazem da praia das Dunas a mais procurada para a prática do surf, windsurf, kitesurf e vela. Cercada por dunas gigantescas, tem acesso pela praia do Forte e não é indicada para banhos em função das correntezas. Fica a dois quilômetros do Centro.

 

 

 

Foguete = Cenário dos campeonatos de surf, a praia do Foguete tem 7,5quilômetros e fica a quatro quilômetros do Centro. Fica mais vazia e é linda.

 

 

 

Ilha do Japonês = Está situada numa enseada que é facilmente acessada por barcos. Com águas límpidas e rasas é ideal para crianças.

 

 

 

 

O QUE FAZER:

Uma dica que gosto de dar para todos os viajantes: adquiram o mapa do local assim que chegarem e se guiem por ele. Faço sempre isso e, além de economizar tempo, dá super certo. Marco os pontos que quero visitar e traço um roteirinho. Na realidade costumo baixar ou imprimir o mapa antes de viajar (já marco o que quero ver) e, quando chego na cidade, compro o mapa oficial que normalmente é mais completo e atualizado.

Em Cabo Frio tem muita coisa para se fazer. É uma cidade bem grande com vários atrativos. Veja abaixo:

1-Visitar o Forte de São Mateus que foi erguido em 1620. Fica no canto esquerdo da praia do Forte.

 

 

 

2-Conhecer o Farol da Lajinha, que é um mirante com sete metros de altura, construído em 1913, com luzes que atingem nove milhas de distância. Para chegar a ele, é preciso percorrer uma trilha com cerca de dois quilômetros, partindo da Ilha do Japonês.

 

3-Dar uma volta na Praça da Cidadania, que é o ponto de encontro dos turistas. Nela está montada uma feirinha fixa com diversas barracas de comida, brinquedos, roupas, artesanatos, e lembrancinhas da cidade.

 

4-Visitar a Ilha do Papagaio, que é a maior ilha de Cabo Frio, distante cerca de 30 minutos de navegação. Possui águas calmas e rasas, adequadas para iniciantes em mergulho.

 

 

 

5-Ir no Convento Nossa Senhora dos Anjos, localizado no Morro da Guia, concluído em 1696. Fazem parte do conjunto arquitetônico, além do convento, a igreja de Nossa Senhora dos Anjos, a Capela dos Terceiros, o claustro e o cemitério.

Endereço: Largo de Santo Antônio, s/n

 

 

 

6-Rua dos Biquínis, considerado pelo Guiness Book  o maior shopping de moda praia a céu aberto do Brasil,  possui cerca de 150 lojas com uma infinidade de modelos de biquínis, sungas, cangas, artesanato, acessórios e outros artigos.

Endereço: Rua dos Biquínis - Gamboa - Cabo Frio - a 200 metros da Ponte Feliciano Sodré

 

 

 

7-Ver o Monumento do Anjo Caído, que é uma estátua localizada no canal do Itajurú. Foi feita em pedra em 1907 para marcar a abertura do canal Leger Palmer. Com nove metros de altura, é um anjo com asas abertas e o braço erguido. Representa a deusa da vitória. Com o passar dos anos, a força das correntezas no local inclinaram a estátua, que passou a ser chamada de anjo caído.


 

8-Visitar o Charitas - Museu e Casa da Cultura José de Dome. A Casa de Cultura está localizada em um prédio histórico, construído em 1837.

Endereço: Avenida Assunção - Centro

 

9-Conhecer a Casa dos 500 anos, que foi construída em 2003 e visa resgatar e preservar a história e a cultura de Cabo Frio desde a chegada de Américo Vespúcio à cidade em 1503. Abriga um acervo rico com maquetes, documentos, mapas, objetos e fotos. Também serve de espaço para cursos, oficinas e outros eventos.

Endereço: Rua Coronel Ferreira, 141 - Portinho

 

10-Olhar a Igreja Nossa Senhora da Assumpção, que é a sétima igreja mais antiga do Brasil, construída por ordem de Dom João V em 1615, em estilo jesuítico. Possui uma pia batismal do século 17, feita em mármore de Lioz e uma urna do Santíssimo do século 19.

Endereço: Praça Porto Rocha- Centro

 

 

 

11-Conhecer o Atelier Casa Scliar, que é um museu em homenagem ao artista plástico Carlos Scliar, com exposições e eventos. Funciona na casa onde o artista morou por 40 anos. Possui quadros, pinturas, cartas, entre outros objetos.

Endereço: Rua Marechal Floriano, 253 – São Bento

 

12 – Conferir o Centro de Artes Visuais, que é um espaço localizado na Praça da Cidadania destinado à exposições de artistas plásticos da região.

 

13 – Visitar a  Igreja de São Benedito, que está localizada  no bairro da Passagem, no Largo de São Benedito e foi construída em 1761 pelos escravos em louvor ao padroeiro da cidade.

 

ONDE COMER:

Com diversos bares e restaurantes com música ao vivo, o Boulevard Canal - um calçadão às margens do Canal do Itajuru - é o point da noite de Cabo Frio. No verão, também costuma ser grande o movimento no calçadão da praia do Forte, nos arredores do Hotel Malibu, repleto de bares, lanchonetes e restaurantes, além da creperia Chez Michou, sempre concorrida. 

Cantina Gaúcha - Rua Estados Unidos, 17

Arcos do Canal - Rua Constantino Menelau - 76 – Passagem

Delirio’s restaurante - Avenida dos Marimbas

Galapagos - Praça Sao Benedito, 11

La Gondole = Rua Andre Simas 247

 

ONDE FICAR:

A Praia do Forte é melhor lugar para ficar em Cabo Frio para quem busca excelente estrutura e agito.

O bairro da Passagem fica perto do centro e da praia do Forte e é um local histórico. Está se tornando um polo gastronômico e cultural.

A praia das Dunas é um pouco mais distante do centro.

Recomendo acessarem os sites de busca de pousadas, hotéis e apartamentos (booking, hoteis.com, expedia, airbnb)

============================================================================================================================================================

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário