SACO DO MAMANGUÁ
![]() |
O Saco do Mamanguá fica em Parati Mirim, distante 262km do centro do Rio de Janeiro, e pode ser acessado pela BR101.
Quando chegar na rotatória da entrada da cidade de Paraty, siga no sentido São Paulo, continuando pela rodovia BR 101 Rio-Santos. Após 10km, você irá ver o trevo com a entrada para Paraty Mirim do lado direito. Cruze a pista , vire a esquerda e continue reto em direção a estrada de terra de 7 km até a praia (caso tenha chovido muito, é possível que carros mais baixos não passem). Lá é possível deixar o carro em um dos estacionamentos familiares. Procure estacionar o mais próximo da praia, pois é lá que você pegará um dos barcos ancorados até o Saco do Mamanguá. São cerca de 30 minutos de travessia super tranquila.
O Saco do Mamanguá tem o formato de um fiorde mas é, na realidade, uma ria . Tem 8km de extensão e é belíssimo.
A estrutura é bem simples. Celulares não pegam (só raramente), a luz é precária (muitas vezes usa-se gerador) e o meio de transporte é o barco.
Leve tudo o que precisa: repelente, remédios, lanche, protetor solar,.... Lá não tem comércio.
Vale muito a pena conhecer!!!
O QUE FAZER
Uma dica que gosto de dar para todos os viajantes: adquiram o mapa do local assim que chegarem e se guiem por ele. Faço sempre isso e, além de economizar tempo, dá super certo. Marco os pontos que quero visitar e traço um roteirinho. Na realidade costumo baixar ou imprimir o mapa antes de viajar (já marco o que quero ver) e, quando chego na cidade, compro o mapa oficial que normalmente é mais completo e atualizado.
1 -O cartão postal do Saco do Mamanguá é o pico do Pão de Açúcar, acessível a partir de uma trilha de 1 hora de subida. A trilha é pesada e bem quente. Aconselho subir bem cedo. Não é necessário guia.
![]() |
Dica: Lá em cima é o único lugar que celular pega muito bem. Aproveite para mandar notícias e fotos.
2 – Faça um passeio de caiaque pelo mangue até chegar no fundo do Saco do Mamanguá. Desça e caminhe até a cachoeira do Rio Grande. É proibido circular com barcos a motor.
Dica: Contrate a empresa http://expedicaoeaventura.tur.br/. Eles dão todo o suporte e têm longa experiência. Adorei e me senti super segura.
3 – Alugue um SUP e passeie pela costa do fiorde.
![]() |
Dica: evite passear pelo meio do Mamanguá o atravessá-lo na hora da maré vazante. A correnteza é enorme!
4 –Faça as trilhas que saem do Mamanguá. Algumas são curtas, outras mais longas.
ONDE COMER
Restaurante do Dadico
Camping do Sr. Orlando
Dica: leve dinheiro, pois não há caixas eletrônicos e os restaurantes não aceitam cartões.
ONDE FICAR
No Saco do Mamanguá existem 2 hotéis tipo resort (café e jantar incluídos). Além de campings e casas de pescadores. Basta falar para o barqueiro onde você vai se hospedar que ele te deixa no local:
1 – Refúgio Mamanguá - http://www.refugiomamangua.com/
2 – Mamanguá Eco Lodge - http://www.mamangua.com.br/
3 – Camping do Sr. Orlando – Vila do Cruzeiro
4 – Mamanguá Beach Hostel
Além das dicas acima, recomendo acessarem os sites de busca de pousadas, hotéis e apartamentos (booking, hoteis.com, expedia, airbnb)
============================================================================================================================================================
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|